Ícone do site Contabilidade no Rio de Janeiro | Bravin Ferreira Contabilidade

3 Passos para fazer a Declaração Anual do MEI 2023

Conteúdo 1 Ppp Contabilidade Maio Sem Marca - Contabilidade no Rio de Janeiro | Bravin Ferreira Contabilidade

Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). 

 

Para fazer esta declaração siga estes 3 passos:

 

Passo 1  

 

Acesse o documento, que fica disponível no Portal do Empreendedor, você deve clicar na opção DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI.

 

Em seguida, o portal vai abrir uma nova página onde você deve preencher o campo com o  CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos. 

 

Em seguida é só clicar em continuar. Então você visualizará dois tipos de Declarações/Ano calendário: Original e Retificadora.

 

No local onde está escrito  “original” aparecem vários anos e você deve escolher a opção do ano anterior, que é o período para o qual você deseja fazer a Declaração Anual do MEI.

 

Passo 2

 

Agora você deve acessar o campo do Valor da Receita Bruta Total. Nele você deve informar todos os valores faturados anualmente pela sua empresa. 

 

Em um campo logo abaixo você deve informar os valores referentes às atividades desenvolvidas de comércio, indústria e os serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

 

Assim que concluir a DASN-SIMEI (Declaração Anual) o sistema perguntará se o MEI deseja imprimir, basta confirmar e guardar o comprovante da sua Declaração Anual para apresentar quando necessário.

 

Passo 3

 

Para o Microempreendedor Individual que não fez a Declaração Anual dentro do prazo, ou seja, até 31 de maio, o procedimento é o mesmo. 

 

Acessando o Portal do Empreendedor, na opção DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI, porém, fazendo o pagamento da multa por realizar a declaração fora do prazo.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile