Departamento Pessoal no Rio de Janeiro
Departamento Pessoal
Sua empresa segura com o nosso departamento pessoal!
Preencha o nosso formulário e conte com uma equipe de experts contábeis de excelência para te ajudar nas obrigações trabalhistas da sua empresa.
Preencha o formulário e entre em contato com um especialista
O departamento pessoal é uma das partes mais importantes do seu negócio!
Como você sabe, o departamento pessoal é responsável por cuidar de uma área fundamental do seu negócio: os seus colaboradores.
Com processos que vão desde admissão e demissão de pessoas, cálculo da folha de pagamento, gestão de férias e licenças, gestão de benefícios e também o pagamento de impostos, taxas e contribuições.
Todos esses procedimentos que compõe o departamento pessoal são complexos e burocráticos de serem resolvidos, pois precisam de um conhecimento especializado e experiente para sua resolução simples e segura.
Por isso a presença de profissionais qualificados no assunto muda o jogo e faz com que tudo seja resolvido com rapidez e tranquilidade. Nós, da Bravin, estamos aqui para facilitar a sua vida, por isso disponibilizamos um conteúdo que pode sanar todas as suas dúvidas.
Veja como deve ser o processo de admissão seguro da sua empresa!
O processo de admissão de funcionários recolhe os documentos exigidos e faz o registro do profissional nos órgãos trabalhistas.
Além de cuidar também da assinatura na Carteira de Trabalho digital ou física.
Os principais documentos exigidos para a contratação do funcionário pela CLT são:
· Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
· cópia da carteira de identidade;
· comprovante de residência
· Cadastro de Pessoa Física (CPF);
· carteira de inscrição no Pis/Pasep;
· Título de Eleitor;
· Certidão de nascimento e casamento, caso haja;
· Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar (para homens);
· carteiras profissionais relativas aos órgãos de classe (OAB, CRA etc.).
Também faz parte dessa etapa o acompanhamento do exame admissional. Esse procedimento é administrado de acordo com a função a ser exercida pelo colaborador.
Todas essas informações são importantes para a segurança da sua empresa e podemos te ajudar a resolver tudo com rapidez. Clique no botão e conheça como podemos te ajudar a não ter complicações.
O departamento pessoal também é responsável pela demissão do pessoal!
O processo de demissão dos funcionários também é conduzido pelo departamento pessoal e consiste no desligamento daquele profissional do quadro da empresa.
Ele pode ocorrer por livre e espontânea vontade do trabalhador, ou seja, por meio de um simples pedido de demissão. Também é possível que o desejo do desligamento parta da empresa, o que pode configurar demissão sem justa causa ou demissão por justa causa.
Outra possibilidade é a demissão por acordo trabalhista. Antes da Reforma Trabalhista — aprovada em novembro de 2017 ― o acordo não era permitido, ainda que fosse uma prática comum nas empresas. Agora, a lei permite que tanto o funcionário quanto o empregador proponham um acordo para a rescisão contratual.
Independentemente do tipo de demissão, o DP é responsável por redigir os documentos de rescisão contratual, arquivar informações e documentos do trabalhador e fazer o cálculo do acerto trabalhista.
É esse o cuidado do departamento pessoal no processo de demissão que garante que a empresa não sofra ações trabalhistas motivadas por pagamentos indevidos na rescisão contratual.
OBS: vale destacar que todos esses assuntos relacionados à admissão e à demissão de pessoal são muito importantes e podem decidir a segurança da sua empresa, evitando ou abrindo a possibilidade de processos trabalhistas.
Todas essas burocracias são necessárias, mas você não precisa lidar com elas sem o nosso auxílio! Clique no botão e tenha todo o nosso apoio para ter mais facilidade no seu dia a dia.
Conheça os benefícios que você terá contando com a ajuda do nosso departamento pessoal!
Gestão eficiente da folha de pagamento
Por meio do nosso departamento pessoal, a empresa consegue ter um controle eficiente e seguro de todos os processos relacionados à sua folha de pagamento, tais como cálculos de impostos, controle de horas trabalhadas, cálculo de férias, entre outros.
Melhor experiência dos colaboradores
Com o nosso auxílio, a sua empresa pode proporcionar aos seus colaboradores uma melhor experiência, prestando orientações sobre questões trabalhistas, salários, benefícios e demais direitos que possam ser adquiridos ao longo do tempo.
Manutenção da conformidade legal
O nosso departamento pessoal é responsável por garantir que a sua empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas e previdenciárias, evitando assim problemas judiciais e multas, eliminando a possibilidade de processos trabalhistas.
Gestão de benefícios, férias e licenças feita com segurança e eficiência!
O descanso é um direito do trabalhador, e um dos papéis do departamento pessoal é monitorar seu cumprimento, realizando a gestão de férias.
Segundo o Texto Legal, todo trabalhador tem direito a férias sem prejuízo na remuneração após completar 12 meses de contrato, intervalo chamado de período aquisitivo.
O tempo de férias vai depender do número de faltas injustificadas de cada funcionário e é o DP quem deve controlar isso, seguindo as regras do artigo 130 da CLT. Além disso, a legislação define que o empregador tem 12 meses para conceder as férias ao trabalhador; intervalo chamado de período concessivo. É o DP que deve assegurar o respeito a esse prazo limite.
Logo após a contratação dos colaboradores, o departamento pessoal deve ficar atento para disponibilizar e administrar os benefícios cedidos a eles. Entre esses benefícios podem estar:
· vale-transporte;
· vale-refeição/alimentação;
· vale-cultura;
· plano de saúde médico e odontológico;
· auxílio-creche;
· bolsa de estudos;
· GymPass etc.
Todos esse procedimentos abordados acima são extremamente importantes para assegurar a proteção e a eficiência do seu negócio, mas não se engane, essas burocracias não são tão simples de serem resolvidas. Mas com o apoio da Bravin Ferreira Contabilidade, você não precisará se preocupar com nada disso, pois cuidaremos de tudo com eficiência.
Perguntas frequentes
Se você é um profissional da saúde e não sabe se deve continuar trabalhando como pessoa física ou se deve abrir uma empresa, nós vamos te ajudar.
Ao trabalhar como médico pessoa física, o profissional pagará o Imposto de Renda como pessoa física, ou seja, muito provavelmente pagará com a alíquota de 27,5% em cima de seu faturamento. Através do carnê-leão, é possível deduzir as despesas operacionais do faturamento obtido, o que é uma vantagem em relação à tributação de uma empresa, mas nem sempre será mais vantajoso.
Apesar de pagar tributos em cima do valor bruto, a empresa contará com uma alíquota muito menor que a de pessoa física. Por isso, em termos financeiros, é preciso simular o cálculo para ver qual é a opção menos onerosa.
Para realizar a abertura de sua empresa, você precisará do auxílio de um contador, pois isso envolve muita burocracia, documentos necessários, registro na junta comercial e diversos outros.
Além disso, ele vai ajudar na hora de escolher o melhor regime tributário de acordo com o seu negócio da área da saúde, para que você não sofra com um valor alto da sua carga tributária.
Seu contador ajudará você na elaboração de demonstrativos como o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, ambos essenciais para que você possa tanto ter melhor compreensão do seu patrimônio, quanto atender as obrigações exigidas pelo Estado.
Com a ajuda dele, você consegue não apenas atender a legislação tributária, mas também encontrar soluções permitidas pela lei para economizar no pagamento de tributos.
O contador dará o suporte para saber quais os aspectos ligados à legislação você precisará atender, principalmente tratando-se de trabalhista e previdenciária.
Também ajudará no registro do seu empreendimento da área da saúde, de forma a facilitar você poder atuar de acordo com o que determina a legislação.
O valor a ser pago por mês dependerá de vários fatores.
As duas principais opções de tributação para empresas médicas e da área da saúde são o Simples Nacional e o Lucro Presumido e cada uma delas terá características e alíquotas diferentes, que impactarão no valor a ser desembolsado.
Todavia, se você quer ter mais exatidão nessa questão, deverá contar com um especialista, nesse caso, um contador.