1.Obtenção de CNPJ sem custo
Uma das principais vantagens de ser MEI é que a obtenção do CNPJ é totalmente gratuita, realizada online diretamente pelo Portal do Empreendedor.
2. Tributação reduzida
O cálculo MEI Simples Nacional é outro significativo benefício dessa categoria.
Isso acontece porque os valores de impostos a serem pagos mensalmente são fixos, sendo os valores modificados apenas quando há reajuste do salário mínimo, ou alguma determinação da Receita Federal.
O recolhimento dos tributos é feito via DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
3. Declaração de faturamento simplificada
Anualmente, o MEI precisa prestar contas à Receita Federal quanto ao seu faturamento.
Ainda assim, isso é feito de forma simplificada, por meio da emissão e envio da DASN-MEI, Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional.
O preenchimento e o envio desse documento é totalmente online, por meio do site do Simples Nacional – DASN SIMEI, da Receita Federal.
4. Garantia de benefícios previdenciários
Outra importante vantagem de ser MEI é que o empreendedor tem direito garantido a diversos benefícios previdenciários. Por exemplo:
– aposentadoria por idade ou por invalidez;
– auxílio-doença;
– auxílio-maternidade;
– salário-maternidade;
– auxílio-reclusão;
– pensão por morte para a família.
5. Possibilidade de contratar um funcionário
O profissional que regulariza a empresa nessa natureza jurídica tem outra importante vantagem, que é a chance de contratar 1 (um) colaborador.
Para esse funcionário é preciso pagar, obrigatoriamente, um salário mínimo vigente na época, ou o piso salarial estabelecido para a categoria.
6. Empréstimos bancários direcionados
Alguns bancos públicos são apoiadores do MEI e, por conta disso, disponibilizam linhas de crédito especiais para essa categoria.
Com isso, quem é microempreendedor individual pode contratar empréstimos a taxas e juros diferenciados, e utilizar da melhor forma que for possível para o crescimento do negócio.
7. Chances de fazer negócios B2B
Outra das vantagens de ser MEI está no fato de que, uma vez legalizado nessa categoria, o empreendedor pode emitir nota fiscal.
Além de conferir muito mais credibilidade para o negócio, conseguir gerar esse documento abre as portas para atendimento a outras empresas, as quais, comumente, exigem a geração de nota fiscal de seus prestadores de serviço.
Entrar formalmente no mercado B2B é uma forma de expandir a atuação e de elevar o faturamento do empreendimento.
Esse conteúdo foi útil? Ligue para nós e formalize seu MEI – (21) 98513-0295